sábado, 7 de janeiro de 2017

LIBERDADE

OS DOIS CONCEITOS DE LIBERDADE

O motivo moral de Liberdade se contrapõe à opressão ou tirania., A Liberdade pode, entretanto, ser concebida de duas formas, conforme sugerido por Sir. Isaiah Berlin. A primeira concepção de liberdade é negativa. A liberdade negatia consiste na ausêencia de coerção. Em deixar o indivíduo quieto para tocar sua vida. Segundo Haidt (2012), o conceito negativo de liberdade é reverenciado pelos conservadores e libertários.

Os esquerdistas, por sua vez, optaram por referenciar o conceito positivo de liberade. Na concepção positiva a liberdade significa direitos humanos. Ou seja, todo indivíduo, simplesmente pelo fato de existir, é intitulado a ter acesso a uma série de benefícios, tais como moradia, saúde, educação etc., os quais devem ser propiciados pelo estado.

Segundo a concepção positiva de liberdade, todos os humanos, simplesmente pelo fato de pertencerem à espécie deveriam ter o direito a casa, comida e roupa lavada. Faltou combinar quem se incumbiria dos encargos e quem financiaria a farra.

O conceito positivo de liberdade ignora o fato de que o estado natural da espécie humana não é a fartura mas a faltura. O homem nasce nu, com frio, com fome e com medo.

Nâo obstante, a lista dos direitos humanos não faz se não crescer e a se prestar a abusos de tudo quanto é tipo.


Referências

Berlin, I. (2002). Liberty. Oxford: Oxford University Press.


Haidt, J. (2012). The righteous minds. Why good people are divided by politics and religion. New York: Pantheon.



DIREITOS HUMANOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário